top of page

Sobre

O Projeto Meninas Velozes foi criado em 2013, a partir da iniciativa de professoras do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB). Percebendo o baixo ingresso de mulheres, principalmente, negras e de periferia nos cursos da área tecnológica, sobretudo nas engenharias, se reuniram para discutir e criar um grupo com o intuito de promover um maior interesse das meninas do ensino médio pelas ciências exatas.

 

Inicialmente, o projeto tinha a temática “automóveis de competição”, um local de atuação majoritariamente masculino. Atualmente, são trabalhados temas mais gerais, relacionados às engenharias que propiciam a contextualização necessária para as intervenções didático-pedagógicas.

 

São utilizadas metodologias ativas de aprendizagem, através de oficinas, buscam explorar os conceitos relacionados a diferentes engenharias, além de discutir os temas de desigualdade de gênero, raça, classe e juventude no país e no DF. As atividades são articuladas com apoio de estudantes de graduação, envolvendo também pesquisa, extensão e ensino.

Missão

Incentivar a permanência de meninas, estudantes de escola pública,  numa região de baixo índice de desenvolvimento do Distrito Federal, no ensino médio e promover a inclusão social e a equidade de gênero nas carreiras das áreas de exatas, em particular nas Engenharias.

 

A representatividade feminina nos campos da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática ainda é muito baixa, sendo  apenas 16% da força de trabalho no Brasil.

 

Essa diversificação contribui para o combate dos estereótipos, preconceitos e das desigualdades que permeiam a sociedade.

Missão

Equipe

A equipe é composta de professoras e estudantes advindas, em grande parte da Faculdade de Tecnologia da UnB, de professoras e estudantes das áreas de sociologia, educação, psicologia e comunicação, trabalhando a questão de gênero de forma interdisciplinar.

Equipe
bottom of page